Seja você um novato em discursos ou um Toastmaster experiente, estes artigos de instruções ajudarão você a aprimorar suas habilidades de falar em público. Obtenha dicas rápidas e fáceis sobre como preparar e apresentar um prêmio , usar recursos visuais e adereços , incorporar linguagem corporal em suas apresentações e muito mais. Com tempo e prática, suas habilidades de comunicação melhorarão muito, junto com sua confiança.
Recurso Visual
Quando eu digo “recurso visual”, o que você pensa? Slides do PowerPoint? Flip charts? Adereços? Acho que um dos recursos visuais mais poderosos é o palco.
O palco! Não é simplesmente o chão ou plataforma sobre o qual falamos? A menos que estejamos limitados a falar atrás de um púlpito ou espaço pequeno similar, o palco fornece uma oportunidade única de envolver seu público na experiência de sua mensagem.
Como muitos oradores hoje usam o palco? Alguns ficam parados. Outros andam de um lado para o outro sem rumo, aliviando qualquer tensão que possam sentir ao falar. E outros se movem metodicamente de um lado do palco para o outro, seja para falar com todos os membros de sua audiência ou para gerar energia em seus ouvintes.
Para mim, no entanto, esse ritmo não cria energia; ele cria tensão. E me distrai de ouvir o que o orador tem a dizer. Quero que o palco melhore a comunicação da minha mensagem.
Aqui estão três maneiras de fazer isso.
1 Recrie uma história ou ilustração pessoal.
Lembro-me vividamente de uma história contada pelo campeão mundial de oratória do Toastmasters de 1999, Craig Valentine. Ele compartilhou uma anedota sobre estar em um barco de turismo. A proa do barco era representada por uma parte do palco, a popa do barco por outra. Ele representou toda a sua história dentro dessa estrutura mental. Nós podíamos ver isso. E eu me lembro disso até hoje.
Vários anos atrás, entrei no International Speech Contest com um discurso sobre uma lição que aprendi enquanto trabalhava em uma estação de rádio. Minha história envolvia o estúdio, o escritório do meu chefe e a redação da rádio. Conforme eu progredia na minha história, mudava meu local de palco de acordo. É assim que você pode tornar sua história real.
2 Incorpore a imagem de um continuum ou escala.
Em um dos meus segmentos de treinamento, falo sobre o nível de expressividade de um orador. Começo dizendo: “Imagine que este palco é um continuum. Nesta extremidade” (aqui eu me movo para uma extremidade do palco — minha direita, a esquerda do público) “está um monótono total. Na outra extremidade” — conforme me movo para o lado oposto — “está um lunático delirante. Cada um de nós se coloca em algum ponto desta escala”. Então explico que há uma faixa particular de expressividade que é mais eficaz, e me movo para essa área no continuum.
“Conforme eu progredia na minha história, eu mudava a localização do meu palco de acordo. É assim que você pode tornar sua história real.”
Apresentei essa técnica no meu clube e, em várias ocasiões desde então, um avaliador de discurso, ao encorajar o orador a ser mais expressivo, andou até a parte do palco para a qual eu tinha me movido durante minha apresentação. Eles entenderam o que eu disse — verbalmente e visualmente — e isso ficou com eles.
3 Use sua criatividade.
Pergunte a si mesmo: Posso ilustrar visualmente meu ponto? Eu estava em uma reunião de clube uma vez, onde uma palestrante apontou todos os lugares em que ela e o marido viveram nos Estados Unidos. Na minha avaliação, sugeri que ela usasse o palco como um mapa, para referenciar visualmente cada área onde eles viveram. O casal começou em Detroit, então sugeri que ela ficasse no centro-costas para representar o Centro-Oeste. Eles então se mudaram para Boston, então recomendei que ela se afastasse para a esquerda (direita do público) e permanecesse atrás. Isso representaria o Nordeste. O próximo movimento do casal foi para San Diego, o que significava que ela poderia se afastar para a frente-direita para simbolizar a Califórnia. Esse movimento estratégico no palco leva o público junto em sua jornada.
A lição que aprendi é que uma apresentação visual da sua mensagem aumenta muito a compreensão e a retenção dela pelos membros da audiência. E o palco é frequentemente a melhor maneira de conseguir isso.
Então eu pergunto a você: como você pode usar o palco na sua próxima apresentação?