Como Aceitar um Prêmio

Os melhores discursos de aceitação são gentis e cheios de coração.

Por Emily Sachs


     

É o seu momento de triunfo. Então você pega a caneta ou escova de cabelo mais próxima e começa a agradecer exageradamente à Academia, declarando “Você gosta de mim!” e mandando seus filhos irem dormir enquanto a orquestra invisível abafa sua voz.

Todos nós já encenamos esse momento imaginário. Mas talvez devêssemos parar, diz a treinadora de discurso de São Francisco Patricia Fripp . Aqueles famosos discursos de premiação televisionados são, na verdade, um “o que não fazer” ao receber uma homenagem. Em seu breve tempo sob os holofotes, a maioria dos vencedores recorre a discursos exagerados e falsa modéstia. Ou eles passam rapidamente por uma lista de gratificações verbais nada inspiradoras.

“A maioria dos discursos do Oscar são patéticos”, diz Fripp, uma palestrante frequente em conferências Toastmasters e uma ex-Toastmaster. “Você quer a conexão emocional. Pinte o quadro. Inspire paixão nos outros.”

Se você é ativo no Toastmasters ou na sua comunidade, ou é um filantropo generoso ou um membro dedicado da equipe, é provável que você acabe sendo reconhecido por seu tempo e esforços. E pode ser esperado que você faça alguns comentários na frente de seus colegas quando fizer isso. Não tema, colega Toastmaster: um bom discurso de aceitação tem o mesmo objetivo de todo bom discurso — ser gracioso, poderoso e memorável — só que em menos tempo do que um discurso típico.

“Você pode ter mais impacto com um discurso bem elaborado de três a cinco minutos do que com 45 minutos”, diz Fripp. “No entanto, cada palavra deve contar.”

CATEGORIAS

MAIS DESTAQUES

POSTS RELACIONADOS

Post Enviado para Revisão